terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Trabalho Interdisciplinar

Planejar e produzir o trabalho interdisciplinar para a cadeira de Ensino e Identidade Docente foi uma experiência muito enriquecedora e gratificante, pois o trabalho do meu grupo foi bem recebido pelo colegas da disciplina. Apresentamos faz duas semanas, nosso trabalho teve como tema central a "Pegada Ecológica" http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/, que é um teste se ter noção de quanto a pessoa que está fazendo o teste consome de lixo, quantos planetas ela precisaria para suportar tudo o que ela utiliza de resíduos. O nosso grupo possui integrantes de quatro cursos diferentes: Letras, Ciências Sociais, Física e Biologia. Desde a nossa primeira reunião durante a aula, já pré-definimos nosso tema, que seria em volta da "Pegada Ecológica". Então tentamos linkar com os outros cursos... Cada membro deu sua sugestão e depois só fomos aperfeiçoando nosso trabalho. Felizmente, todos os participantes do meu grupo são muito prestativos e responsáveis, pois um deles precisou adiantar a apresentação pois teria que viajar, então fomos o primeiro grupo a apresentar e, por causa disso, precisávamos nos agilizar. 
Antes disso, separamos o que cada um tinha que fazer para depois unirmos nossas partes e, para finalizar, uma reunião para discutir assuntos finais da apresentação. Claro, sempre um membro do grupo ajudando o outro me sua parte. 
Na minha parte (e das minhas outras colegas da Letras) o tema foi "O Pequeno Príncipe", uma obra de Antoine de Saint-Exupéry. Tentamos refletir sobre a sua lição de como se deve cuidar bem do meio ambiente, a questão da Toalete do Planeta, dos bens não-renováveis, dos planetas... Enfim, uma grande leitura que foi possível associá-la com todos os outros assuntos. A parte sobre os planetas e o tamanho deles, a da física, serviu para conscientizar o pequeno tamanho que a Terra possui  em relação aos outros planetas; um dos milhares motivos para ela ser bem cuidada. A biologia ficou com o teste e com a explicação sobre os recursos do planetas, isto é, o porquê devemos cuidar bem dele. E por fim, mas não menos importante, na parte das Ciências Sociais, o tentar compreender o porquê gastamos mais do que podemos e quem são os países que tem a maior e a menor "Pegada Ecológica" da Terra. 
Depois de apresentarmos nosso trabalho, houve o questionamento sobre o nosso projeto interdisciplinar: ele poderia ser (bem)efetuado em 50 mim, ou seja, um período, como foi proposto pela docente? 
A nossa tarefa é deveras minuciosa e talvez ela possa ser trabalhada em mais de um período, para tornar-se uma atividade bem explicada e que pode se tornar algo maior, como um projeto. Entretanto, ainda estamos discutindo quando tempo irá durar nossa aula.
Obrigada, professora, pela oportunidade de fazer um trabalho em conjunto com outras disciplinas, com a intenção de mostrar aos alunos que as matérias são interligadas e que é possível sim fazer uma aula que as una... Mostrar que todas se complementam, que uma matéria sem a outra não anda sozinha!

Um comentário:

  1. Oi querida,

    fico feliz tenha mobilizado tantas reflexões e descobertas. Parabéns!!
    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir